segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Gaúchos tiveram destaque na 3a Etapa Nacional do Circuito Paraolimpico

ATLETAS DA RS PARADESPORTO CONQUISTARAM 4 MEDALHAS EM 6 PROVAS DISPUTADAS


 



Chegou ao fim a edição de 2015 do Circuito Caixa Loterias de Atletismo, Halterofilismo e Natação. Na manhã do dia 8 de novembro, os atletas competiram pela última vez, pela terceira etapa nacional do evento, realizada no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, o Ibirapuera, em São Paulo. O ano teve saldo positivo, especialmente por conta do desempenho do Brasil em competições como os Mundiais das modalidades e também os Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá.

Aser Ramos e Gilsinei Pesamosca foram os únicos atletas filiados a Federação de Paradesporto do Estado do Rio Grande do Sul que participaram da competição. Mesmo voltando de uma lesão que o afastara da 2a etapa e lhe deixou 2 meses longe dos treinos e pistas, Aser (T38) conquistou bons resultados. Além da medalha de bronze no salto em distância, com a marca de 5,11 metros, ficou em 4o lugar nos 200m e 6o lugar na competitiva prova dos 100m (da qual participaram 12 corredores). Gilsinei conquistou a medalha de ouro nas 3 provas de que participou: 100m, 200m e salto em distância, na qual competiu contra atletas da categoria T37 (uma classe acima da sua).
"Encerramos a participação no Circuito de forma muito positiva; com apenas 4 atletas obtivemos 16 medalhas (7 de ouro, 7 de prata e 2 de bronze). Em 2016 teremos uma equipe ainda mais forte, porque com os resultados dessa temporada conquistamos mais 2 vagas para o atletismo.", declarou o Presidente da RS Paradesporto, Luiz Portinho.

O Comitê Paralímpico Brasileiro também mostrou satisfação com os resultados do Circuito.“Do ponto de vista técnico, o Circuito Caixa Loterias atingiu o que havíamos planejado. A meta é sempre de melhorar a qualidade dos nossos atletas para que a gente consiga um maior número de vagas no Rio-2016. O evento também é bastante importante para revelar novos atletas. Neste pontos, o Circuito faz toda a diferença no nosso planejamento”, disse Edilson Alves da Rocha, o Tubiba, diretor-técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro.

No próximo ano, o Circuito sofrerá adaptações por conta dos Jogos Paralímpicos do Rio-2016. Duas etapas nacionais serão antes do evento, cuja Cerimônia de Abertura está marcada para o dia 7 de setembro. Esses estágios do circuito, cujas datas ainda estão sendo consolidadas, ocorrerão no novo Centro Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo.

“Vamos ter a oportunidade de realizar todas as etapas nacionais do Circuito no Centro de Treinamento, o que trará uma melhora nos resultados: a pista é excelente, a piscina é rápida, por ser fechada e com o que há de mais tecnológico. Por tudo isso, esperamos um Circuito ainda melhor em 2016”, completou Tubiba.


O Circuito

O Circuito Caixa Loterias, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pela Caixa Loterias, é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, natação e halterofilismo. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivos desenvolver as práticas desportivas em todos os Municípios e estados brasileiros, melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades a atletas de elite e a novos valores.

As fases regionais (Norte/Nordeste, Rio/Sul, São Paulo e Centro/Leste) foram disputadas no primeiro semestre do ano, entre março e maio. Esta é a terceira e última etapa nacional. A primeira foi realizada em julho, e, a segunda, em setembro. Todas em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário